segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Anúbis - Chacal
























Deus com cabeça de chacal (um dos cães selvagens que então eram comuns no Egito), que domina a arte secreta de impedir que os corpos apodreçam. O “Senhor das necrópoles”, como é chamado muitas vezes, encarrega-se de velar os túmulos e introduzir no outro mundo as almas dos defuntos. Sua cor negra, é uma promessa de renascimento. Foi ele quem reconstitui o corpo de Osíris, embalsama e o envolve em bandagens, nas quais Ísis inscreve fórmulas mágicas. Anúbis é quem acompanha Osíris e Thot, numa conquista ao vasto mundo.

Cães sagrados eram dedicados a Anúbis. O chacal, animal que tem o hábito de desenterrar ossos, paradoxalmente representava para os egípcios o deus Anúbis, justamente a divindade considerada a guarda fiel dos túmulos e patrono do embalsamamento. No reino dos mortos, na forma de um homem com cabeça de chacal, ele era o juiz que, após uma série de provas por que passava o defunto, dizia se este era justo e merecia ser bem recebido no além túmulo ou se, ao contrário, seria devorado por um terrível monstro. Anúbis tinha seu centro de culto em Cinópolis.

2 comentários:

  1. Nádia, muito interessante o politeísmo. Diversos deuses. Cada um com sua função específica, né?
    Beijos com carinho. Manoel.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um Anúbis tatuado no braço esquerdo. Tal iniciativa ocorreu depois de um sonho, que tive, onde ele falava que deveria ficar ao meu lado, esquerdo,como símbolo de uma proteção para todos os males e proteção após minha passagem para outra vida.
    Um abraço.

    ResponderExcluir