sábado, 5 de setembro de 2009

Música e Dança no Egito Antigo





















A primeira grande cultura a infundir a música em sua sociedade foi o Egito Antigo. Todos os tipos de celebrações eram cheios com música e dança. Como em qualquer festa haviam dançarinas, cantores e músicos tocando flautas , harpas, tambores, símbalos e tamborins. Durante os festivais e festas religiosas a dança e a música eram uma prática bastante difundida. Em muitas pinturas nos interiores de tumbas e em papiros podemos ver cenas interessantes de mulheres tocando e dançando. A importância da música no Antigo Egito pode ser facilmente comprovada pelo número de instrumentos musicais espalhados nas coleções dos museus por todo o mundo.
Dança foi muito mais do que um passatempo divertido no Antigo Egito. Durante o Período Pré-Dinástico encontramos figuras femininas de Deusas e Sacerdotisas dançando com seus braços no alto da cabeça. O ato da dança teve sem dúvida um carácter de muita importância no Antigo Egito no que diz respeito a rituais religiosos e celebrações. As mulheres dançavam geralmente reverenciando deuses da inundação como o deus Hapy, a fim de garantir uma boa cheia e uma boa colheita.
Rituais de danças vistos nos afrescos das tumbas revelam porém que homens e mulheres nunca dançavam juntos.
As dançarinas que acompanhavam os funerais eram conhecidas como Mu-dancers , elas usavam coroas vermelhas e um tipo de vestimenta especial. Eram contratadas especialmente para estas ocasiões e realizavam danças especiais.

4 comentários: