quinta-feira, 16 de maio de 2013

Indumentária no Egito




As castas mais baixas e os escravos, principalmente as mulheres domésticas, andavam quase ou completamente nus ,algo que era visto com naturalidade.
 Já as castas superiores usavam vestimentas variadas feitas de linho e algodão – consideravam as fibras animais impuras e, assim proibidas –.  Os cortes eram simples e a cor, natural. Adoravam a transparência que permitia a visão dos belos corpos que possuíam.

A roupa mais comum e usada por eles era o chanti, basicamente um pedaço de tecido amarrado na cintura como uma tanga. Existiam em vários tamanhos e, quanto mais nobre fosse a casta, mais requintado era (com bordados em ouro e pedras preciosas, pregas e gomas). O haik era uma túnica longa, usada na maioria das vezes pelas mulheres. Já o calasiris era um item basicamente da classe alta, usado tanto por homens quanto por mulheres. Ele se constituía em uma capa retangular que podia virar túnica se costurado do lado, feitas de tecidos leves e transparentes usada por cima do haik ou do chanti. Quando havia drapeados e plissados ressaltava ainda mais os símbolos de riquezas.

Para os adereços, existia o oskh, que era uma gola larga coberta por jóias, cobrindo o peitoral, usado tanto por homens quanto por mulheres; e a kafle, um adereço de cabeça feito em papiro usado pelos nobres e faráos.

2 comentários:

  1. Nádia você sabe me informar o que é Lã de Espanha? (Não sei se tem haver com maquiagem que as mulheres do egito usavam ou se é algum tipo de roupa) Saberia me informar? obrigada

    ResponderExcluir
  2. Ingrid,
    Lana de alpaca de España é uma lã especial , fabricada em Cantábria , muito leve e quente.
    Desconheço a correlação com a maquiagem egípcia.

    ResponderExcluir