quarta-feira, 30 de março de 2011

Ramsés



















Ramsés II (c. 1290 a 1224 a.C.) provavelmente teve mais de 100 filhos de suas esposas principais e secundárias. Aproximadamente uma metade desse total eram homens. Cerca de 30 dos filhos nascidos de suas principais rainhas são conhecidos pelos arqueólogos. Eles recebiam o título de Filho do rei, de seu corpo, nomenclatura que não era conferida aos filhos das consortes secundárias. É possível que filhos das esposas principais tenham falecido quando ainda crianças, mas desses casos não há registros. Alguns nomes de filhos tidos pelas esposas secundárias são conhecidos, mas não sabemos quantas crianças elas deram à luz. A realidade é que só os filhos das esposas principais do rei e de algumas das esposas secundárias suas favoritas teriam a oportunidade de um dia se tornarem reis e, desse modo, por suas destacadas posições na corte, chegarem a ser conhecidos por nós.
O primeiro filho que teve com Nefertari, sua rainha preferida, chamava-se Amun-her-khepseshef e nasceu antes que Ramsés II subisse ao trono, tendo falecido entre seus 40 a 52 anos de idade. Ela lhe deu ainda mais três filhos e duas filhas.

Um comentário:

  1. Gosto imensamente da história do Egito, que para mim sempre surpreende. Gosto dos personagens históricos que você traz. Akenathon e Nefertite, Ramsés e Nefertari...
    Durante muito tempo achava que Nefertite foi a mulher do Ramsés. Num romance histórico que li vi que foi Nefertari.
    A cidade fundada po Akenathon para o deus único foi destruída, com a morte do faraó?
    E o que aconteceu com o deus único, no Egito?
    Tantas perguntas.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir