quarta-feira, 17 de novembro de 2010
















Oculta o bem que fazes, imita o Nilo que oculta sua nascente.
Provérbio Egípcio

domingo, 7 de novembro de 2010

Horóscopo egípcio
















Trinta séculos antes de cristo, no nordeste da África, começou a florescer uma civilização que no decorrer dos tempos se transformaria na civilização mais importante do Mundo Antigo: a civilização egípcia.

A história do Egito e de sua cultura ainda fascina historiadores e arqueólogos que há muito tempo se empenham em desvendar os mistérios desta civilização, principalmente por ela nos ter legado uma arte das mais refinadas e o primeiro grande sistema religioso da humanidade.

Todo o saber sobre as ciências ocultas dos sacerdotes egípcios estava guardado nos grandes templos, e poucos eram os que podiam ter acesso a esses conhecimentos. Entre essas ciências, uma das mais importantes era a Astrologia, cujos princípios, para os egípcios, estavam intimamente ligados à religião.

No ano de 2769 a.C., o sábio Imothep inventou o calendário egípcio, que tinha 365 dias e também estava dividido em doze meses. Embora muito próximo do nosso calendário, ele possuía apenas três estações, pois os egípcios não conheciam o inverno, estas estações eram chamadas: Akhet (a enchente), Peret (a emersão) e Chemu (a aridez). Além disso, o ano egípcio começava no dia em que a estrela Sothis (Sirius) surgia no horizonte de Mênfis, a cidade dos faraós, e que no nosso calendário corresponde ao dia 16 de julho.

A partir deste calendário, os astrólogos egípcios elaboram um zodíaco dividido em doze signos, correspondentes aos doze meses do ano, cada um dos quais regido por um Deus.









Horóscopo Egípcio



















Deusa Bastet – 16 de janeiro a 15 de fevereiro: É representada pelos raios do sol. Pessoas que recebem a sua influência são bondosas, humanas, leais carinhosas, divertidas, brincalhonas e possuem aptidão para carreiras artísticas, porém podem ser um pouco rebeldes.

Deusa Tauret – 16 de fevereiro a 15 de março: é a deusa da felicidade, protetora das gestantes e do nascimento. As pessoas que nasceram sob a sua influência são sensíveis e muito intuitivas. Possuem aptidão para assuntos esotéricos, místicos e astrológicos. Bondosas, gostam de ajudar o próximo mas devem evitar desperdiçar as suas energias.

Deusa Skhmet – 16 de março a 15 de abril: Deusa da força e da guerra. As pessoas nascidas sob a sua proteção são fortes com grande vitalidade. Portadoras de um enorme magnetismo, aventureiras, inovadoras e impulsivas. Encontram o equilíbrio pessoal através do casamento.

Deus Ptah – 16 de abril a 15 de maio: Deus da fertilidade masculina. Os nascidos sob este signo possuem firmeza em seus pensamentos, são pacientes, perseverantes e possuem um enorme talento para as artes. São muito exigentes no amor.
Deus Toth – 16 de maio a 15 de junho: Divindade auto-concebida, senhor das palavras e criador da fala, da escrita e de todas as ciências. As pessoas que recebem a sua proteção possuem uma enorme capacidade de comunicação e uma inteligência inigualável. São pessoas muito ativas e criativas. São sensíveis mas não gostam de demosntrar fraquezas. No amor podem ser frios e inconstantes.
Deusa Ísis – 16 de junho a 15 de julho: Deusa protetora das crianças e que possui poderes mágicos. Os nascidos sob este signo são sensíveis e possuem um elevado instinto materno ou paterno. Estão sempre dispostos a ajudar o próximo. Tímidos, reservados, fiéis e possuem uma enorme capacidade de discernimento. Possuem dons para trabalhos administrativos e profissões médicas e paramédicas.

Deus Rá – 16 de julho a 15 de agosto: É o Deus Sol e a principal divindade dos povos egípcios. As pessoas que nasceram sob a sua proteção são extrovertidas, carismáticas, criativas e lideres natos. Não sabem perder e agem como o sol, tudo gira ao seu redor.

Deusa Neit – 16 de agosto a 15 de setembro: Deusa da caça. Pessoas sob a sua influência possuem uma ótima capacidade de análise, são pacientes, práticas, cuidadosas e organizadas. Detalhistas, estão sempre atento a tudo o que ocorre ao seu redor. Podem perder o equilíbrio por não saberem valorizar as coisas.

Deusa Maat – 16 de setembro a 15 de outubro: Deusa da justiça e da verdade. Os nativos deste signo são simpáticas, afáveis e possuem um grande senso estético. Geralmente são muito indecisas e precisam sempre da opinião dos outros. Para conseguirem o sucesso é necessário aprenderem a tomar as decisões por conta própria, sem depender de ninguém.
Deus Osíris – 16 de outubro a 15 de novembro: é Rei dos Deuses. As pessoas que recebem a sua influência possuem emoções e sentimentos intensos. Persistentes, lutam por aquilo que acreditam. São extremamente ciumentas e desconfiadas, apesar de possuíram uma forte intuição.

Deusa Hátor – 16 de novembro a 15 de dezembro: Deusa dos céus. As pessoas que nasceram neste período são joviais, sensuais, alegres e possuem uma enorme capacidade de amar. Estão sempre demonstrando estarem felizes, mas podem se entristecer com problemas pequenos.
Deus Anúbis – 16 de dezembro a 15 de janeiro: Deus justo e severo, com cabeça de chacal. As pessoas que recebem a sua influência possuem uma enorme força de vontade, inteligência e paciência. São pessoas que buscam o sucesso em qualquer área. Possuem ambição e orgulho em excesso, o que pode torná-los egocêntricos e presunçosos.

A Noite Come O Sol

























Segundos os mitos solares, todas as noites, Nut (deusa do céu) comia o sol e, depois do seu passeio noturno pelo mundo subterrâneo, expulsava-o transformando no escaravelho Khepri, sol da manhã.

Nour El Ain
















Dormirei em você,
e toda vez que olhar para o céu, lá estarei eu:
deusa Nut.

Seus olhos serão minhas estrelas.

E cuidarei de tudo em você,
do seu lar, da sua manhã:
deusa Bastet.

Seu sorriso, meu Sol.

Cantarei até você adormecer em meus braços.
E quando acordar, te amarei intensamente:
deusa Hathor.

Sua voz, meu único chamado.

Te guardarei em mim.
E farei mágicas em seu corpo, todas as noites:
deusa Ísis.

Seu corpo, meu templo.

Serei para você a verdade, o justo
a lei e a ordem:
deusa Maat.

Trarei o mundo:
brisa para refrescar seu sono,
mar para levar o seu cansaço.
céu azul para encantar.

Transformarei você em deus:
imortal em meus poemas,
amado por todas as deusas que moram em mim.
Assim, para encontrar a paz.

Poema de Alessandra Colla Soletti Tussi

TRECHO DO HINO AO FARAÓ AMENOTEP IV



















"Tu brilhais sobre os montes do Ocidente
e com a beleza tua enches as terras.
És grande, és belo, fulges e dominas em todas as terras,
os teus raios iluminam todos os pontos
das terras que criaste.
Tu a submetes a teu filho amado.
Estás longe mas os teus raios estão sobre a terra,
iluminas os homens mas ninguém vê o teu caminho.

Senhor, como se ocultam as tuas obras
tão grandes e numerosas aos olhos dos homens".(*)

sábado, 6 de novembro de 2010


























Quanto mais cedo é feito, melhor a seu favor.
Ditado Egípcio



"Todo mundo tem medo do tempo; mas o tempo tem medo das pirâmides."
Ditado egípcio