A reflexologia podal é uma técnica antiga de tratamento por pressão que envolve a aplicação de pressão focalizada sobre pontos “reflexivos”, localizados nos pés, os quais correspondem a determinadas áreas do nosso corpo.
Não se sabe ao certo quão antiga é esta técnica, no entanto, existem alguns fatos que apontam para a sua utilização pelos Egípcios, há cerca de 5000 anos atrás:
* Uma gravura encontrada num dos templos construídos por Ramses II, aponta para um tratamento de massagem efetuado aos pés cansados dos soldados, no decorrer das longas caminhadas a caminho da batalha de Qadesh;
* Uma gravura encontrada no túmulo do médico Ankhmahor, em Saqqara, no Egipto, sugere uma massagem aos pés e às mãos, na qual encontramos uma inscrição com a exclamação de um paciente: “Não me faças doer.”; e a resposta do terapeuta que diz: “Atuarei de forma a agradar-te”.
* O túmulo de Ptah-hotep contém mais uma magnífica gravura em baixo relevo, que mostra um escravo a massagear as suas pernas e pés.
* Relatos históricos confirmam que Marco António massageava os pés de Cleópatra nos jantares festivos.
Acredita-se que a reflexologia terá sido passada, pelos Egípcios, aos Romanos e daí até aos nossos tempos, sofrendo uma série de mutações que a transformaram nas técnicas utilizadas hoje em dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário