segunda-feira, 12 de outubro de 2009

"O Egípcio" - Mika Waltari



























"O Egípcio" é a reconstituição da história do Egito mais de um milênio antes de Cristo, narrada por Sinuhe, médico do Faraó. Sinuhe foi abandonado quando criança e criado por pais adotivos. Quando cresceu, ingressou na corte do faraó Amenhotep IV, onde se apaixona por uma mulher bela e ardilosa, chegando a perder todos os seus bens e a própria dignidade.
Fugindo do Egito, trava amizade com um dos comandantes do Faraó e se torna espião do exército egípcio, viajando, assim, para diferentes terras, como Babilônia, Creta, Hati e Síria.

Os personagens são descritos com perfeição, entre eles Horemheb, o general do Faraó, Nefernefernefer, com quem as irmãs do pecado jamais poderiam competir, Minea, a virgem votada aos deuses, Nefertiti, a rainha de beleza perigosa, Kaptah Kaketamon, o escravo e a irmã do Faraó Akhnaton. A história do Faraó é contada com boas doses de intrigas, morte, guerra, paixão, amor e luta religiosas, ao mesmo tempo em que Sinuhe vai revelando sua vida.

Ficção e fatos reais interagem juntos o tempo todo, deixando a leitura ainda mais interessante e surpreendente.

O autor

Mika Waltari nasceu em Helsinki, Finlândia. Ficou órfão de pai aos cinco anos e na infância presenciou a Guerra Civil Finlandesa na cidade. Quando jovem, entrou na Universidade de Helsinki para estudar teologia, mas abandonou o curso pela filosofia e literatura, graduando-se em 1929.

Escreveu para diversos jornais e revistas na década de 30. Ao mesmo tempo escreveu livros de diferentes tipos de estilo literário.

Em 1945, foi publicado seu primeiro grande sucesso, o romance "O Egípcio", que trata de corrupção e valores humanos. "The Dark Angel", é ambientada durante a queda de Constantinopla, em 1453, e considerada sua melhor obra.

Waltari escreveu outras sete obras históricas se tornando o mais conhecido escritor finlandês e seus trabalhos foram traduzidos para mais de 40 idiomas.

3 comentários:

  1. Nádia também e além do mais, é cultura.
    Muito legal esse seu relato. Vou contar um segredo prá você: " Meu pai, apesar de ser uma pessoa muito quieta mas com coração de criança, adorava as histórias do Egito. Em casa tinha uma estante de livros só sobre isso. Todos os dias ele lia e relia. Quando perguntado contava as histórias.
    Gosto de ler esses seus escritos porque me lembro de muita coisa que ele falava sobre tudo isso. Adorei. Beijos com carinho . Manoel.

    ResponderExcluir
  2. ESTOU PETRIFICADO PELO ENCANTO DE SEU BLOG.
    IREI TE SEGUIR COM MUITA ALEGRIA.

    ResponderExcluir
  3. ESTOU PETRIFICADO COM O ENCANTO DE SEU BLOG.
    PARABÉNS

    ResponderExcluir