segunda-feira, 20 de maio de 2013

Sarenput





Sarenput foi um homem humilde que chegou a ser príncipe . Não se sabe muito sobre os primeiros anos de sua vida, mas em sua tumba são relatados seus títulos e honrarias recebidas.
Não se conhecem dados a cerca de quem foi seu pai , nem sequer seu nome. Sabe-se que sua mãe e sua esposa  chamavam-se Sat-Cheni. 

Sarenput e Sat -Cheni tiveram três filhos, o filho chamava-se Heqaib e as filhas chamavam-se  Satephetep e Sat-Cheni.
Satethetep era o nome da deusa local  Elefantina e a respeito do nome  Sat-Cheni, muito usado pela familia , indica a possível  procedência da cidade de Tinis, que antigamente se chamava Cheni.


A tumba de Sarenput I é muito grande e muito bonita, no interior há uma inscrição que diz: “Construí minha tumba para mostrar minha gratidão ao rei  Kheper- Ka-Ra (Senuseret I), também na inscrição fala  que o rei lhe concedeu a terra e que ele tinha empregado artesãos para trabalhar em seu túmulo, e que este tinha sido equipado com mobiliário do palácio e decorado com acessórios e presentes, e que está cheio de alegria para chegar ao céu, quando sua cabeça tocar o céu.
A entrada possui  retratos de Sarenput e símbolos de seus instrumentos de poder. As inscrições nas paredes, como indicado anteriormente, tem inscrições contando a história de como o personagem  apesar de sua origem humilde  tornou-se um personagem importante.



Inscrição no túmulo de Sarenput : "Minha cabeça foi para o céu, eu escovei os corpos das estrelas, eu dançava como planetas".




Nenhum comentário:

Postar um comentário