Eu me rejubilei, porque me fizeram tocar o céu. Minha cabeça varou o firmamento, Eu arranhei o ventre das estrelas. Eu atingi a suprema alegria, De modo que brilhei como uma estrela, E dancei como uma constelação. (Tumba de Sarenput)
Diz a lenda que no antigo Egito se acreditava que após a morte as pessoas eram submetidas a duas perguntas feitas pelo guardião do paraíso. A resposta dada pelo falecido a essas duas perguntas é que determinavam se ele seria ou não aceito para descanso eterno.
Essas perguntas eram: 1. Você foi feliz enquanto vivo? 2. Sua existência trouxe felicidade aos outros?
Há flores de Zait no jardim. Corto e junto flores para ti, Faço-te uma grinalda, E quando ficares ébrio E te deitares com esse sono, Sou eu quem te lava os pés para lhes tirar o pó.
I Vem depressa para junto do teu amor, Como o mensageiro real obedecendo à Impaciência do seu amo - quer dizer, se se acreditar, num mensageiro real. Vem depressa, Tens toda a coudelaria à disposição, A carruagem pronta. Nem o mais impetuoso dos cavalos - Quando a encontrares - Se aproximará da velocidade do teu coração. II Traz o teu ímpeto À casa da tua amada, Tu que és o orgulho da coudelaria do rei, Escolhido de entre uma centena de puros-sangues, Treinado com ração especial, Que partes em galope sem igual à mera menção da palavra estribo, Sem mesmo o treinador (Que é hitita) Poder segurar-te. Como ele conhece bem o coração dela A que há-de ficar sempre ao seu lado. III Vem como a gazela do deserto Obrigada a ziguezaguear em nervosa pressa Atravessando os trilhos e voltando Com medo do ganido dos cães e do caçador; E que finalmente se decide por uma veloz linha recta Com um olho no lugar deixado. Estás a salvo dentro da casa da amada Beijando-lhe as mãos, fazendo-lhe A sincera proclamação do teu amor, Fazes tudo isto Tudo isto no interior da grande e pré-concebida organização Da deusa do oiro
Chanceler do Rei do Egito, Doutor, Primeiro na linhagem do Rei do Alto Egito, Administrador do Grande Palácio, Nobre hereditário, Sumo Sacerdote de Heliópolis, Construtor, Carpinteiro-Chefe, Escultor-Chefe, e Feitor-Chefe de Vasos..
Imhotep foi um dos poucos mortais a serem ilustrados como parte de uma estátua de um faraó. Foi um de um grupo restritíssimo de plebeus a quem foi concedido o status divino após a morte; o centro de seu culto era Mênfis. A partir do Primeiro Período Intermediário Imhotep também passou a ser reverenciado como poeta e filósofo.